quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Galeria Tátil, Arte é Mais do que Ver


Por Antonio Curti.
Fui visitar a Pinacoteca do Estado em busca de alguma exposição em catálogo interessante. Chegando lá observei diversas e pequenas salas com conteúdos muito similares, na grande maioria das vezes belas pinturas. Eu estava procurando algo diferente e subindo a escada para o segundo andar me deparei com um casal tocando em esculturas. De início me pareceu estranho mas ao olhar com mais cuidado reparei que o homem era cego e que sua mulher estava o ajudando a compreender a obra. Quando olhei para a parede estava lá: Galeria Tátil da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
         A Galeria Tátil inaugurada em junho em 2012 é composta por doze esculturas de diversos artistas renomados que podem ser tocadas apenas por aqueles que tem deficiência visual, os outros devem apreciar normalmente. Todas as obras possuem a escrita em braile do nome do artista e ano, além de proporcionar incríveis sensações para os deficientes pelo fato das obras possuírem formas diferentes e abstratas.

Moema, Rodolfo Bernardelli

Pedi permissão ao casal para fazer uma pergunta que estava na minha cabeça, eles não foram muito receptivos mas isso não foi um problema. Perguntei como é a sensação de poder tocar as esculturas, uma pergunta simples e direta. O homem, Marcos, que possui deficiência visual me disse que é incrível um espaço onde ele possa entender a arte e se sentir como uma pessoa “normal”. O casal não quis tirar uma foto, mas  foi o suficiente ver ao vivo que o ideal da exposição funciona muito bem.
Lista de obras expostas seguida de escrita em braile para deficiêntes

        As doze esculturas em bronze foram produzidas nos séculos XIX e XX, e pertencem ao acervo da própria Pinacoteca do Estado e foram selecionadas por uma indicação do público com deficiências visuais que participou das visitas orientadas ao acervo do múseu nos ultimos cinco anos.
Muito interessante uma exposição voltada para os deficiêntes visuais, enquanto muitos não pensam em pessoas com problemas, a Pinacoteca tem um grande respeito e conexão com essas pessoas, e isso me traz um pensamento de fé na humanidade e de progressão.
         A exposição originalmente iria ficar apenas até janeiro de 2012, mas pela procura e sucesso que está fazendo com o público deficiente, ela sera exposta até janeiro de 2020. Esse adiamento me mostra um grande respeito com as pessoas deficiêntes e espero que continue assim e mais galerias e múseus pensem igual e façam trabalhos similares.
A esquerda a obra Sem Título de Amilcar de Castro e a direita Auto Retrato de Amadeu Zani



Programa Educativo para Públicos Especiais
Agendamento de visitas orientadas
De segunda a sexta das 10h00 às 17h00
Fones: (011) 3324-0945
Fax: (011) 3324-0946
educaespecial@pinacoteca.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário