quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Gepetos de Praga






A exposição "Gepetos de Praga" reúne uma coleção de aproximadamente 127 marionetes feitas na República Tcheca, que datam desde a primeira metade do século XIX até os dias de hoje. A exposição tem como objetivo mostrar a incrível arte na confecção desses bonecos de madeira, e apresentar uma importante parte da cultura tcheca que nasceu no século XII e que se mantém viva até os dias de hoje.






As marionetes têm sido fabricadas desde os tempos mais remotos, e com o passar dos anos foram surgindo diversos tipos de materiais e técnicas diferentes para confecciona-las. Elas eram usadas em encontros e apresentações, e se tornaram uma grande fonte de inpiração e arte para artistas do mundo inteiro.
Artistas passaram a dar vida aos bonecos, construindo obras belíssimas que encantaram o mundo século após século.










Nas terras tchecas, o teatro de marionetes se espalhou na primeira metade do século 12, e foi grande responsável por conservar sua língua e sua cultura, graças as apresentações de historias contadas por diversos bonecos, geralmente em parques de diversão ou em feiras.
As marionetes estão presentes de uma forma muito intensa na cultura da República Tcheca.





A exposição mostra algumas peças raras e clássicas confeccionadas a partir de 1873, até obras contemporâneas, mostrando a evolução desse processo construtivo. Além disso, vemos na exposição os principais representantes, a importância, e os detalhes dessa arte. Vemos também alguns cenários construídos para criar um ambiente que ajude à contar a historia.



Além de poder apreciar essas belíssimas marionetes na exposição "Gepetos de Praga", o público conta com oficinas onde é possível manusear e até construir seus próprios bonecos. Diversas marionetes estão disponíveis para quem quiser aprender e se divertir, fazendo os bonecos ganharem vida.

Descobri nessa exposição uma arte que nunca havia denominado como arte. Pude perceber o quão belo é o trabalho de um artista de marionetes, e como pode ser tão importante para a conservação de uma cultura. Uma arte antiga que sobrevive até hoje, e que torço para nunca se acabar. Além de ser muita bem localizada, achei a exposição muito gostosa e muito interessante, e confesso que me diverti bastante no momento em que pude manusear aqueles bonecos incríveis que até pareciam reais. No final da exposição é impossível não sentir uma pequena vontade de criar sua própria marionete e descobrir seu "Gepeto interior".








 








Data: de 29 de setembro a 02 de dezembro.
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h.
Local: Caixa Cultural Sé.
End.: Praça da Sé, 111 - Sé.
Grátis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário